Resposta Rápida:
- Para saber se o seu WhatsApp está sendo monitorado, abra o aplicativo e procure todas as sessões ativas e anteriores. Assim, você verá todos os dispositivos que estão usando, ou que usaram o seu WhatsApp.
- Se você identificar mudanças nas conversas do WhatsApp que não foram feitas por você, é prudente assumir que ele está sendo monitorado por outra pessoa.
- Você também receberá uma notificação de que seu WhatsApp Web foi aberto, e através dela é possível sair de todas as sessões ativas para assim acabar com o monitoramento.
- Verifique as suas abas “sobre” e “informações de contato” para ver se alguma mudança foi feita nelas.
- Se você entrou recentemente em algum app de terceiros com o seu WhatsApp, há uma chance de ele estar sendo monitorado.
Se você não mantém seus backups do WhatsApp ou arquivos de mídia protegidos, os hackers podem conseguir roubar esses dados e assim ver todas as suas conversas.
Como Saber Se o Seu WhatsApp Está Sendo Monitorado?
Isso pode ser feito se alguém escanear o QR code do seu WhatsApp Web sem que você saiba.
Para descobrir se alguém está te rastreando ou monitorando pelo WhatsApp Web:
Passo 1: Abra o WhatsApp, toque no botão de “três pontinhos” e depois em “Aparelhos conectados”.
Passo 2: Se aparecer “Ativo” em algum aparelho conectado, então suas mensagens estão sendo lidas através do WhatsApp Web.
Passo 3: Você pode tocar em Desconectar todos os aparelhos para acabar com isso.
Quando falamos da possibilidade de o WhatsApp de uma pessoa ser monitorado através de aplicativos como esse, pode parecer que os verdadeiros especialistas não usam esse tipo de coisa. Mas, é fato que o WhatsApp pode ser espionado através desses apps e de aplicativo espião, então tenha muito cuidado.
- Se você instalou apps de terceiros desnecessários em seu dispositivo, as coisas podem ficar muito pior caso tenha permitido que eles acessem seus arquivos.
- Se você ver várias mensagens ou arquivos que foram enviados para os seus contatos sem a sua permissão, pode ter certeza de que a sua conta do WhatsApp foi hackeada e que a espionagem ainda está acontecendo.
Aqui, neste artigo, vamos conversar sobre as pistas que você pode observar para identificar se o seu WhatsApp está sendo monitorado.
Vídeo Sobre Como Saber Se o Seu WhatsApp Está Sendo Monitorado:
Assista a este vídeo tutorial para saber se o seu WhatsApp está sendo monitorado.
1. Como Saber Se o Seu WhatsApp Está Sendo Espionado Por Alguém?
Se o seu WhatsApp está sendo espionado ou usado por outra pessoa, você notará vários indicativos disso. Se qualquer app estiver sendo executado em segundo plano, várias coisas estranhas vão acontecer no seu celular.
Por exemplo, sua bateria vai começar a descarregar mais rápido do que o normal. E se você notar que isso está acontecendo mesmo sem nenhum download em andamento, ou coisas do tipo, podem haver alguns aplicativos rodando em segundo plano.
- Esses podem ser aqueles apps de fontes desconhecidas que você instalou, e eles podem estar monitorando suas redes sociais, como o WhatsApp e Facebook. Portanto, se você quer saber se o seu WhatsApp está sendo monitorado, esse é um sinal claríssimo.
- Outro indicativo é o seu celular começar a emitir sons sem nenhum motivo aparente. No caso, ele pode até vibrar mesmo sem mostrar nenhuma notificação.
- Isso também é um sinal de que o seu WhatsApp está sendo alvo de espionagem e que o procedimento para isso acontecer está em andamento.
- Se você perceber que seu WhatsApp está travando com frequência: se alguém estiver espionando o seu WhatsApp, você pode notar que seu celular, e principalmente o próprio WhatsApp, ficarão mais lentos do que nunca.
- Isso acontece por conta do uso excessivo de memória RAM por parte desse app específico. Se o seu WhatsApp não está recebendo nada, mas continua travando com frequência, considere isso outro sinal de que ele pode estar sendo espionado.
- Se o seu celular esquentar sem motivo: se você perceber que o seu dispositivo está esquentando mais rapidamente do que da última vez que o usou, e que ele fica assim mesmo quando a tela está desligada…
Desative a conexão com a internet ou o seu Wi-Fi, e veja se ele para de esquentar. Se depois que você reativar a conexão com a internet ele começar a esquentar de novo, pode ter certeza de que um spyware está rodando em segundo plano no seu dispositivo. Nesse caso, a melhor opção é formatar o celular na mesma hora ou desinstalar todos os apps desconhecidos que você não sabe o que fazem.
2. Como Saber Se Alguém Está Lendo Minhas Mensagens do WhatsApp?
Os hackers tentam inúmeras formas de invadir o seu WhatsApp para ler suas mensagens. Dê uma olhada nos métodos a seguir para ficar ciente de como eles podem fazer isso:
O WhatsApp Web é a maneira mais fácil que os hackers usam para ler suas conversas, enviar e receber mensagens. E isso se torna possível por conta do QR code disponibilizado para usar o WhatsApp Web.
O que os hackers fazem é roubar esse QR code e depois o escaneiam com o WhatsApp Web no PC deles e, caso o seu WhatsApp esteja aberto no seu celular, eles vão conseguir ver tudo que há nele, incluindo as mensagens e arquivos de mídia.
De fato, dessa maneira, tudo que você está enviando e recebendo através da sua conta do WhatsApp será registrado.
O WhatsApp usa o seu chip apenas da primeira vez que ele é aberto após a instalação, e depois disso você pode até tirar o chip e usar essa conta caso tenha outras conexões com a internet ou Wi-Fi. Mas, o problema é que esse recurso acaba se tornando uma vulnerabilidade.
Afinal, se alguma pessoa tiver acesso ao seu número, elas podem roubar a sua conta do WhatsApp e ver tudo que está sendo recebido nela. Porém, nesse caso, você nunca conseguirá descobrir quem fez isso, porque se a pessoa retirar o chip, ele, ou ela, ainda terá acesso à conta, a menos que você a recupere.
Arquivos de Backup do Dispositivo: Quando falamos da segurança do armazenamento de informações, é indispensável manter todos os seus dados protegidos e nunca permitir o acesso por parte de apps desconhecidos. Existem alguns hackers que podem tentar acessar os arquivos de backup do seu WhatsApp e, se eles conseguirem, podem acabar roubando todos os seus dados.
Utilização de Spywares de Terceiros: Essa é a sugestão mais comum que você já deve conhecer. Mas, tem outra coisa que você precisa saber. Alguns navegadores não são seguros o suficiente para te proteger contra ameaças online como spywares, e alguns sites fornecem vários deles, e também vírus, que podem infectar o seu dispositivo e roubar suas informações facilmente. Portanto, da próxima vez que você acessar um site e baixar arquivos e aplicativos desconhecidos, tenha muito cuidado.
3. Impedindo Que Alguém Monitore o Seu WhatsApp
Se você notar que a sua conta do WhatsApp já está sendo hackeada, e que isso está acontecendo com frequência, pode seguir alguns passos para resolver totalmente esse problema.
Basta proceder de acordo com esses três métodos abaixo:
Ative a confirmação em duas etapas:
Esse é o primeiro passo para proteger seu WhatsApp dos hackers. Para fazer isso, vá até Configurações>>Conta, toque em “Confirmação em duas etapas” e então ATIVE esse recurso. Assim, sempre que a sua conta for acessada de um novo dispositivo, o WhatsApp solicitará a senha PIN que você registrou. Além disso, essa senha também será solicitada periodicamente em seu próprio dispositivo.
Desative o WhatsApp Web:
Esse é outro método muito importante. Sempre que você ver uma notificação dizendo que “O WhatsApp Web está ativo no momento”, mas você não o ativou, isso é um indicativo de que alguém está espionando o seu WhatsApp remotamente. Para acabar com isso, desative o recurso de WhatsApp Web tocando no botão de três pontinhos, e depois em aparelhos conectados. Você também pode verificar o status do último aparelho ativo nessa opção.
Coloque senhas em todos os aplicativos:
Dispositivos Android e iOS possuem o recurso de colocar senhas ou padrões nos apps. Se o seu WhatsApp não possui nada disso, isso pode aumentar as chances de os hackers invadirem o armazenamento do seu aplicativo e roubar todos os dados de lá.
Também sugerimos colocar senha nos seus arquivos de mídia e pastas de onde o seu armazenamento pode ser acessado. Caso você esteja usando uma versão mais antiga do Android, pode instalar um aplicativo chamado AppLock para fazer isso. Ele está disponível na Play Store.
O Que Você Deve Fazer Caso Seu WhatsApp Tenha Sido Hackeado?
Se você acha que a sua conta do WhatsApp pode estar em risco, deve tomar algumas atitudes essenciais. Existem quatro maneiras efetivas de evitar que as suas mensagens do WhatsApp sejam lidas por outra pessoa.
1. Nunca Deixe Ninguém Ter Acesso ao Seu Celular:
A primeira coisa que você deve fazer é nunca deixar o seu celular com uma pessoa desconhecida. Assim como já expliquei, ela pode pegar todas as suas informações. Independentemente do dispositivo, é sempre recomendado deixa-lo seguro só em suas mãos. Portanto, fique de olho no seu celular para evitar que outra pessoa o acesse.
2. Não Baixe Nada Desconhecido:
Existem alguns navegadores e sites que fornecem spywares e vírus. Você deve ter muito cuidado ao baixar esses apps e arquivos. Na verdade, nunca baixe e instale arquivos assim em seu celular, já que eles podem ser a porta de entrada para que o aparelho seja hackeado. Instale AdBlockers no seu navegador e não acesse sites que contenham malwares.
3. Instale um Anti-Spyware:
Mesmo que você cuide de coisas como navegadores e adblockers, erros podem acontecer. Portanto, a melhor solução é ter um anti-spyware instalado em seu dispositivo. Esse tipo de app pode te ajudar a impedir que malwares e spywares consigam hackear apps com informações sensíveis, como o WhatsApp. Você pode encontrar esses aplicativos facilmente na Play Store ou App Store.
4. Mantenha Apenas Aplicativos de Terceiros CONFIÁVEIS:
A confiança importa muito quando se trata de baixar um app em seu dispositivo. O WhatsApp declarou recentemente que existem inúmeros aplicativos detectados como ameaças à segurança da sua conta. Portanto, é recomendado usar apenas aplicativos oficiais em seu dispositivo.
Conclusão:
Este artigo explicou as melhores maneiras que você pode usar para saber se o seu WhatsApp está sendo monitorado. Você pode simplesmente configurar a confirmação em duas etapas e desconectar todos os aparelhos do WhatsApp Web para prevenir que suas informações sejam espionadas.
Consulte Mais informação:
O WhatsApp não está funcionando?
Como Espionar Whatsapp
Como Espionar um Celular
Deixe um comentário