Nesse artigo irei explicar como desinstalar completamente, e de maneira segura, apps espiões escondidos. Primeiro, falarei sobre a remoção do próprio spyware e depois darei algumas dicas de como se proteger contra softwares espiões no futuro.
Tudo que abordarei aqui é simples o suficiente para qualquer pessoa fazer. Ou seja, você não precisa ter nenhum conhecimento técnico.
As pessoas usam diferentes termos para descrever os softwares espiões, como spywares ou mesmo stalkerwares.
Existem algumas leves diferenças técnicas entre eles, mas no geral, o termo spyware abrange tudo, pois apps espiões e stalkerwares são tipos de spyware.
Então, dito isso, vamos começar!
Detecção e Remoção de Spywares em Celulares
Grande parte desse site é dedicada a melhorar a segurança dos celulares e a como encontrar e remover softwares espiões e programas spyware. Eu tenho bastante experiência no uso desses programas por motivações legítimas, portanto isso me dá um grande conhecimento de como você pode encontra-los e se proteger deles.
Espero que você já tenha lido o meu artigo sobre como encontrar apps spyware no seu celular. Nele, dou algumas dicas sobre como detectar um software espião, observando comportamentos estranhos no celular ou um aumento no uso de dados, além de outras coisas.
Se você suspeita que o seu celular está sendo monitorado por um spyware, então precisa removê-lo!
Spywares e softwares espiões são uma grande ameaça à sua privacidade. Esses programas conseguem monitorar quase tudo que você faz no seu dispositivo.
Lembre-se de dar uma olhada nos artigos relacionados na parte de segurança para ter acesso a muito mais informações sobre spywares!
Como Remover um Software Espião de Qualquer Celular ou Dispositivo
Agora, abordarei alguns métodos de remoção de spywares que funcionam em qualquer tipo de celular com sistemas operacionais móveis. Depois disso, daremos uma olhada em métodos específicos para remover apps espiões de dispositivos Android e iPhones.
Removendo Apps Espiões Com a Formatação do Celular
Simplesmente formatar parece fácil demais para remover spywares? Pois é, esse processo funciona em todos os celulares e dispositivos, seja Android ou iPhone.
Esse é provavelmente o método mais completo para desinstalar spywares do seu celular ou dispositivo. Mesmo que você não tenha certeza absoluta de que está sendo monitorado, isso com certeza te dará alguma paz de espírito.
Para ser um pouco mais claro, esse processo de formatação também é chamado de “reset de fábrica” ou “hard reset”. Quer remover de vez os programas de monitoramento do seu celular? Nesse caso, formatar com certeza é a melhor opção para qualquer usuário!
Existem diferentes maneiras de fazer isso dependendo do celular. Você pode fazer o processo sozinho, ou caso não se sinta confiante, pode levar seu celular para uma assistência técnica e pedir que eles façam a formatação. A maioria fará esse serviço de graça.
Faça um backup primeiro!
Formatar seu celular fará com que ele volte a ser como era quando você o comprou. Ou seja, esse processo irá restaurar suas configurações de fábrica.
Isso removerá completamente qualquer spyware.
Todos os seus dados de usuário também serão apagados, assim como quaisquer apps ou softwares que tiver instalado.
Por isso, você precisa fazer o backup de todos os dados que deseja manter, como contatos, fotos, músicas, etc., para que assim consiga restaurá-los depois de formatar o celular.
Você também pode querer anotar os apps que baixou para que assim possa instalá-los de novo, já que não é possível fazer o backup deles em algumas situações.
Assim que tiver feito o backup de tudo que deseja, você estará pronto para formatar o celular.
Como fazer backup de um iPhone
Como fazer backup de um Android
Aqui estão alguns outros bons guias para a realização de um reset de fábrica:
Como resetar o celular Android
Como redefinir o iPhone para os ajustes de fábrica
Esses guias são fáceis de seguir e assim que você realizar todo o processo, quaisquer traços do spyware terão sido removidos. Essa é uma maneira fácil e rápida de garantir que você não está sendo monitorado e que não requer nenhuma grande habilidade técnica.
Desinstalando Apps Espiões Escondidos Com uma Atualização de Sistema
Atualizar ou reinstalar o firmware ou sistema operacional do celular terá um efeito semelhante à formatação, mas menos extremo. Ou seja, isso não removerá seus apps e dados, mas sim quaisquer softwares espiões escondidos.
Esse processo funciona porque os programas de monitoramento são específicos para o OS presente no celular ou dispositivo. Sendo assim, ao mudar o OS, o spyware será removido e não funcionará mais.
Essa não é uma solução tão completa quanto formatar o celular, mas na maioria dos casos, consegue remover o spyware ofensivo.
Lembre-se de que atualizar o OS também removerá o root (Android) e qualquer jailbreak em um iPhone.
Removendo um Spyware de um iPhone
Remover um software espião de um iPhone é muito fácil: basta atualizar ou reinstalar o iOS. Para que qualquer programa spyware funcione no iPhone, é preciso fazer o jailbreak no aparelho. Nesse caso, atualizar o iOS removerá o jailbreak e consequentemente o software spyware do iPhone.
Mas, e os Apps Espiões Que Não Precisam de Jailbreak?
Esses programas se tornaram bem populares, principalmente desde que o processo de jailbreak deixou de ser possível nos dispositivos iOS mais recentes da Apple. Mas tenha em mente que, nas versões sem jailbreak, nenhum software é realmente instalado no dispositivo monitorado!
Eu discuto isso mais detalhadamente no meu review sobre o mSpy. Leia tudo sobre o mSpy aqui.
Se nenhum software é instalado, não tem nada para remover, então, como você pode acabar com esses spywares? Bem, eles funcionam monitorando as mudanças nos backups do iCloud. Ou seja, a pessoa que está monitorando o seu dispositivo precisa ter acesso ao seu ID Apple e senha, e os backups precisam estar configurados para serem realizados automaticamente.
Se você acha que está sendo espionado dessa maneira, precisa interromper os backups do iCloud. No caso, você pode cancelá-los completamente e usar uma maneira alternativa para fazer o backup do seu dispositivo, ou então pode mudar a sua senha regularmente.
É uma boa ideia configurar a autenticação de dois fatores (2FA) em sua conta do iCloud. Assim, para acessar a sua conta de backup, será preciso digitar um código de confirmação.
Esses métodos impedirão que a pessoa consiga acessar seus backups e dados pessoais.
Mas, para ficar completamente tranquilo, recomendo que você use um tipo de backup alternativo e exclua a sua conta do iCloud. Isso manterá seus dados e informações protegidos contra programas de monitoramento.
Como Remover um Spyware de um Dispositivo Android
Assim como disse, os métodos anteriores removerão spywares e apps espiões de todos os dispositivos, mas também precisamos falar sobre a remoção específica para dispositivos Android.
Um método para desinstalar apps espiões escondidos é remover qualquer root do celular ou dispositivo Android. A maioria desses apps de monitoramento precisam que seja feito root no dispositivo alvo para que seus recursos avançados de monitoramento funcionem.
Realizar o root em dispositivos Android permite que o spyware monitore coisas como redes sociais e plataformas de mensagens.
Portanto, se você remover o root, o spyware não funcionará. O simples processo de atualizar ou reinstalar o sistema operacional removerá qualquer coisa desse tipo do dispositivo Android.
Outro método específico para esses dispositivos é não permitir “Fontes Desconhecidas” em suas configurações. Essa opção basicamente te permite instalar apps de terceiros de quaisquer fontes, não apenas da Play Store.
Novamente, todos os apps espiões requerem essa configuração. Sendo assim, se você a desativar, eles não vão funcionar.
Dá Para Remover Apps Espiões Manualmente?
Os softwares espiões podem ser removidos manualmente excluindo seus arquivos do aparelho. Mas, esse processo só serve para aquelas pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, e eu não o recomendo.
Buscar e identificar os verdadeiros arquivos do app espião pode ser um processo bem difícil, já que eles são intencionalmente “disfarçados” para manter o software escondido. Realmente não vale a pena o risco ou esforço de tentar esse método, pois apagar os arquivos errados pode acabar afetando totalmente o seu celular.
Mas, se você quiser tentar a remoção manual, há algumas pistas que você pode procurar. Alguns spywares não escondem seus rastros tão bem quanto outros e você pode procurar nomes de arquivos parecidos com os nomes de suas marcas. Também pode haver a extensão .APK ao lado do nome do app (geralmente esse arquivo é deixado para trás após a instalação).
Para encontrar esses arquivos e desinstalá-los, procure pelos nomes mais comuns: mSpy, FlexiSPY e Hoverwatch.
Ferramentas de Remoção de Spywares
Na internet também existem as chamadas ferramentas de remoção de spywares ou aplicativos anti-spy. Eu já testei algumas delas, mas obtive diferentes níveis de sucesso. Alguns programas, como o Bitdefender e Malaware Bytes, podem ajudar com os spywares tradicionais.
Mas, quando tentei usá-las contra softwares espiões para celular ou apps Stalkerware, elas geralmente foram ineficientes. Afinal, elas são programadas para buscar coisas específicas, como arquivos escondidos ou certos tipos e nomes de arquivos.
E os melhores apps espiões trabalham duro para permanecerem escondidos, e também disfarçam e alteram seus arquivos regularmente. Ao fazer isso, eles sempre ficam um passo à frente das ferramentas de remoção de spywares. Portanto, elas não são uma maneira confiável para remover apps espiões escondidos.
Como Impedir Spywares e Bloquear Apps Espiões
Assim que você remover o software espião com sucesso do seu celular, precisa pensar sobre como proteger o seu aparelho para impedir que isso aconteça novamente. Algumas simples ações de segurança podem proteger o seu dispositivo e bloquear apps espiões.
Realmente me impressiona o fato de as pessoas não usarem nem mesmo os métodos mais básicos para proteger seus celulares. Um spyware pode ser instalado em apenas alguns minutos se uma pessoa tiver acesso físico ao seu celular ou dispositivo. Então, não se permita ser uma vítima!
Aqui estão algumas maneiras de proteger o seu celular:
- Use o Recurso de Bloqueio por Senha: todos os celulares vêm com um recurso de bloqueio por senha. Então, crie uma senha forte e guarde só para você!
- Use um Gerenciador de Senhas: dê um passo adiante e use os apps mais avançados de segurança. Você encontrará programas pagos e gratuitos para gerenciar suas senhas com segurança e bloquear automaticamente o seu celular ou dispositivo.
- Instale um App de Segurança: Existem inúmeros apps disponíveis para todos os tipos de dispositivos que podem ajudar a proteger o seu celular. O Lookout Mobile Security é uma boa opção com versões pagas e gratuitas para Android e iPhone. Ele é conhecido por conseguir detectar alguns spywares.
Para a maioria das pessoas, simplesmente usar uma senha forte é mais do que suficiente para impedir qualquer um de invadir o seu celular e instalar um spyware sem seu conhecimento.
Por enquanto, isso é tudo. Como sempre, vou manter essa página atualizada à medida que surgirem novas maneiras de remover e desinstalar apps espiões escondidos.
Consulte Mais informação:
Como Espionar um Celular
App Espião Para Monitorar iPhone
Deixe um comentário