Essa é uma pergunta muito comum: alguém pode hackear meu celular me enviando uma mensagem? Na minha opinião, a resposta simples é: sim, uma pessoa pode hackear seu celular através de mensagens de texto. Mas provavelmente não da maneira que você está pensando, ou como muitas pessoas comentam na internet.
Outra pergunta comum é se alguém pode hackear um celular por ligação, ou seja, pelo número?
A resposta para essa é fácil: Não. Simplesmente ligar para um número não permite hackear o celular de alguém ou ter qualquer tipo de acesso a ele.
A seguir, vou esclarecer essas duas dúvidas de uma vez por todas.
Realmente, um hacker determinado pode acessar várias informações armazenadas no seu celular, ou outro dispositivo, e é por isso que é tão importante tomar todas as precauções possíveis para proteger seus dados.
Neste artigo, abordaremos algumas das perguntas mais frequentes relacionadas à possibilidade de hackear um celular por mensagem ou ligação.
Alguém Realmente Pode Hackear Meu Celular ou Dispositivo?
Sim. Essa é a resposta simples e, na verdade, isso poderia estar acontecendo com você neste exato momento. Uma das maneiras mais comuns de hackear um celular é através de apps espiões, que podem ser encontrados facilmente online.
Mas, esses aplicativos precisam ser instalados no dispositivo alvo, portanto, na maioria dos casos, o hacker precisa acessar seu celular ou dispositivo fisicamente por alguns minutos. Assim que o software estiver instalado, ele então poderá ver quase tudo que você faz no seu celular.
Além disso, esses apps podem ser ocultados, fazendo com que você nem saiba que está sendo monitorado!
Os apps espiões são baratos e sua compra é totalmente legal. Porém, existem algumas restrições legais ao seu uso. Por exemplo, não é legalmente permitido instalar um aplicativo espião no smartphone ou tablet de uma pessoa sem que ela esteja ciente.
O objetivo desses aplicativos é monitorar o celular de seus filhos para mantê-los seguros na internet. Ou então, para monitorar os celulares corporativos dos funcionários de uma empresa.
Existem várias formas de hackear um celular, como pela rede Wi-Fi, pelo iCloud, pela conta do Google ou através de hacks para redes de telefonia. Os hackers estão sempre tentando encontrar novas maneiras de roubar as informações armazenadas nos celulares e, por isso, você precisa ficar de olho nessas mudanças para proteger todos os seus dados.
Mas, pode ter certeza: seu celular ou dispositivo podem sim ser hackeados e isso é mais comum do que você imagina!
Uma Pessoa Pode Realmente Hackear Meu Celular Me Enviando uma Mensagem?
Sim, tecnicamente uma pessoa pode hackear seu celular te enviando uma mensagem, mas deixe que eu explique melhor.
Simplesmente receber uma mensagem de texto e abri-la não vai fazer com que seu celular seja hackeado. O que os hackers fazem é enviar um link de download nessas mensagens. E esse link terá códigos ou softwares maliciosos que permitirão que o hacker obtenha acesso ao seu smartphone.
Isso geralmente é uma forma de Phishing chamada Smishing (que é uma combinação de Phishing e SMS). Leia esses artigos para entender melhor.
A mensagem de texto com um link de download pode ser enviada de várias maneiras, como pelo WhatsApp ou outros serviços de mensagem.
Obviamente, você precisa ter muito cuidado, pois os hackers não vão te dizer o que realmente há no link. Eles vão tentar te enganar para que assim você ache que o link tem a ver com outra coisa e então clique nele!
Só abrir a mensagem não vai causar nenhum mal, mas clicar no link ou baixar algum app vai!
Como o Hack Por Mensagem Funciona?
Os hackers usam diversas táticas para enganar as pessoas e fazê-las instalar um monitorador que opera em modo furtivo ou então algum hack. O objetivo deles é te fazer clicar no link que enviaram na mensagem de texto. Portanto, eles vão fazer de tudo para esconder a verdade!
Talvez você receba uma mensagem de um hacker alegando ser de uma fonte confiável, como o seu banco, ou então falando que você ganhou um prêmio. A mensagem então terá um link ou um arquivo para download e ele te dirá para clicar.
Assim que você clicar no link, será executado um programa que instalará o hack ou spyware em seu dispositivo, permitindo que o hacker roube suas informações pessoais. Esse tipo de golpe pode ser bem sofisticado e ter como alvo um grande número de pessoas.
É Possível Instalar um App Espião Enviando uma Mensagem de Texto?
Isso é uma coisa que muitas pessoas comentam na internet. Tecnicamente pode ser acontecer, mas assim como disse antes, não da forma que as pessoas falam. Você pode enviar o link de download de um app espião para alguém em uma mensagem de texto dizendo para a pessoa clicar nele, mas as coisas são mais complicadas do que isso.
Afinal, ao fazer a instalação do app, a pessoa veria claramente que se trata de um app espião e ainda teria que passar por todo um processo para concluí-la. Mesmo que instalar um software espião seja fácil, o processo envolve vários passos e também a mudança de algumas configurações do celular.
Ou seja, o app não se instalaria sozinho só abrindo um link!
É Possível Ser Hackeado Respondendo uma Mensagem?
Não, simplesmente responder uma mensagem de texto não vai permitir que seu celular seja hackeado. Lembre-se que, na maioria dos casos, você precisará baixar um software espião. E geralmente, os hackers tentarão te enganar de alguma maneira para fazer isso.
Então, apenas responder uma mensagem não vai permitir que alguém consiga te hackear.
Alguém Pode Hackear Meu Celular Me Ligando?
Esse é outro mito espalhado pela internet. Ele diz que você pode hackear uma pessoa apenas ligando para o número dela. Sério mesmo? Se você acreditou nisso, tá precisando prestar mais atenção nas coisas! Imagine o caos que seria se isso fosse verdade.
Seu celular não pode ser hackeado simplesmente atendendo uma ligação.
Porém, existem vários golpes por ligação, que são mais conhecidos como Vishing. Nesse caso, a pessoa que faz a ligação vai tentar te enganar fingindo ser de uma empresa legítima, como o seu banco, para que assim você forneça seus dados pessoais.
Mas, assim como falei antes, o verdadeiro risco de seu celular ou dispositivo serem hackeados é através de outros métodos, como por meio de estações de carregamento falsas, por redes Wi-Fi inseguras ou então hackeando a sua conta do iCloud.
Eu escrevi um artigo falando sobre isso: Alguém Pode Hackear Meu Celular Só Com o Número. Dê uma olhada para ver exatamente porque esse método não funciona.
Alguém Pode Hackear Meu Celular e Ler Minhas Mensagens?
Uma pessoa realmente pode hackear seu celular e ler não apenas as suas mensagens, mas também muitas outras coisas! Se uma pessoa obter acesso ao seu celular, tudo que estiver nele pode estar comprometido.
Os apps espiões são extremamente poderosos e podem registrar todas as atividades no seu dispositivo. Eles irão conceder acesso ao conteúdo das mensagens enviadas e recebidas, registros de chamadas, histórico de navegação, todas as fotos e vídeos e muito mais.
Alguns aplicativos espiões podem até gravar chamadas e enviar mensagens do seu celular, como se fosse você! Esse recurso é chamado de spoofing de mensagens.
Esses aplicativos também podem hackear a câmera do celular, permitindo ver todas as imagens e até mesmo baixa-las sem que você saiba.
Além disso, eles podem acessar tudo em suas redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Snapchat e Instagram.
Outras Maneiras de Hackear
Apps Espiões: Existem vários apps espiões no mercado com diferentes funções, incluindo, por exemplo, monitoramento de mensagens, fotos, chamadas, e-mails e histórico de navegação. Mas, eles precisam ser baixados e instalados no celular alvo.
Invasão de Conta do Google/iCloud: Muitas pessoas usam essas contas para fazer o backup dos dados de seus celulares, incluindo fotos e mensagens. E se um hacker descobrir o nome de usuário e senha dessas contas, então ele terá acesso a todos esses dados.
Hacks em Estações Públicas de Carregamento: Você já esteve em um aeroporto e viu as pessoas carregando seus smartphones naquelas estações grátis? Bem, essa é a oportunidade perfeita para um hacker obter acesso ao seu celular usando um malware.
Portanto, tenha muito cuidado ao usar estações de carregamento e redes Wi-Fi públicas.
Se Proteja
Para resumir, o seu celular pode ser hackeado por mensagens de texto. Mas, é mais provável que isso aconteça através de softwares espiões ou outros métodos. Esses ataques por mensagem não devem ser sua principal preocupação.
Alguns hackers realmente determinados vão encontrar uma forma de obter acesso ao seu celular se acharem que vale a pena.
Portanto, não faça root ou jailbreak no seu celular e tenha cuidado com os aplicativos que instala. Mais importante ainda, tenha muito cuidado com mensagens de estranhos e, em caso de dúvida, não abra e nem responda!
Deixe um comentário